Com tiros até de fuzil, policiais do Bope testam blindado que poderá ser comprado

Blindado GAZ Tigre

Com tiros até de fuzil, policiais do Bope testam blindado que poderá ser comprado

 

Um novo carro blindado começou a ser testado ontem por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O modelo russo GAZ Tigre 233036-VTL (Veículo Tático Leve) passou por uma série de análises de balística, de visibilidade e de progressão em área de risco. O veículo também circulou no Complexo do Alemão, em um treinamento acompanhado pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão.

O carro testado é menor que os blindados usados atualmente pela polícia carioca e tem capacidade de transportar até 12 homens. Para avaliar a mobilidade do carro, os policiais subiram vielas das comunidades e rampas. Depois, foram realizados treinamentos de velocidade no asfalto e de visibilidade do policial de dentro do veículo.

À tarde, o blindado passou pela prova de fogo. Estacionado no estande de tiro do Bope, em Laranjeiras, o veículo russo recebeu vários tiros disparados pelo Grupo de Atiradores de Precisão. Os policiais utilizaram munição de vários calibres, principalmente de fuzis, para avaliar as condições da blindagem.

O carro ainda deve passar por outros testes, antes de ser aprovado ou rejeitado. Segundo o sargento Daniel Rocca, um dos responsáveis pelos testes, somente depois das avaliações será feito um laudo sobre as condições de uso do blindado. Quando receber o laudo, a Secretaria Estadual de Segurança vai avaliar se adquire ou não o carro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *